1. Mantenha sua  empresa pequena pelo maior tempo.

Uma equipe pequena  é mais agil e mais flexivel, uma grande equipe pode levar horas só para se encontrar e chegar em um ponto comum. Não há nada de errado em ter uma equipe pequena. Você pode realizar grandes coisas sem ter tanto desgate. Mas certifique-se que não esta cobrando prazos muito curtos ou que sua equipe não  esta sobrecarregada.

2. Pés no chão

Ao invés de explorar todos os territorios, cuide do seu quintal antes. Veja o que pode explorar na sua região, empresas locais podem se tornar parceiras, atenda as necessidades de consumidores locais depois comece e só depois comece a expandir.

3. Aprenda sobre sua empresa

Para empresa crescer é preciso que ela tenha capacidade de aprender sobre ela mesma. Pense em metricas que possam levar ao aperfeiçoamento. Empresas pequnas tendem apenas a se preocuipar com metricas para mensurar vendas, mas esquecem por exemplo de gerenciar seu tempo, suas reuniões são produtivas?

4- Não jogue dinheiro no lixo

Uma empresa pequena não possui muitas vezes todas as áreas de gerenciamento. Quando precisar de auxilio de uma área especifica antes de sair contratando um novo funcionário, veja se uma consultoria não será mais eficaz. Assim você pagará quando for realmente necessário.

5- Use as tecnologias disponíveis.

Softwares podem ajudar a manter a vida financeira de sua empresa em dia. Skype pode ser um aliado para baratear o gasto com telefones. Um site bem feito pode se transformar em aliado em vendas. Fique atento as novas tecnologias, muitas ferramentas são gratuitas e facilitam a dinâmica de uma empresa.