Por Scott Gilbertson

Vinte anos atrás, hoje CERN publicou uma declaração que fez a World Wide Web disponível gratuitamente para todos. Para celebrar esse momento da história, o CERN está trazendo primeiro site a volta à vida em sua URL original.

Se você gostaria de ver a primeira página da web Tim Berners-Lee e da equipe WWW já colocou on-line, apontar seu navegador para http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html .

Há anos que a URL simplesmente redirecionado para o site info.cern.ch raiz. Mas, porque todos nós sabemos URIs legais não mudam , o CERN tem trazido de volta à vida. Bem, mais ou menos assim mesmo. O site tem sido reconstruído a partir de um arquivo hospedado no site W3C, então o que você está vendo é uma cópia de 1992, do primeiro website. Infelizmente este é, até agora, a cópia mais antiga que qualquer um pode encontrar, embora a equipe no CERN está esperando para transformar-se uma cópia mais antiga.

Certifique-se de ver a fonte da primeira página. Você vai encontrar algumas coisas sobre HTML cedo que há muito já mudou – como o uso de <HEADER> em vez de <HEAD> ou a completa ausência de uma raiz <HTML> tag. Há também um traço de Berners-Lee famosa máquina NeXT no <NEXTID N=”55″> tag.

CERN tem grandes planos para o site original é, começando com trazendo o restante das páginas de volta online. “Então, vamos olhar para os primeiros servidores web no CERN e ver o que os ativos a partir deles podemos preservar e compartilhar”, escreve do CERN Dan Noyes. “Também vamos vasculhar a documentação e tentar restaurar a máquina nomes e endereços IP para seu estado original.”

Nesse meio tempo, ter um olhar para a web de todo lista inicial e leia mais sobre o projeto para restaurar o primeiro site sobre no blog de ​​Mark Boulton.