Número de usuários ativos cresceu de 39,3 milhões para 41,6 milhões no mês; maior crescimento vem ocorrendo entre usuários domiciliares de banda larga O total de pessoas com acesso no trabalho e em residências chegou a 51,8 milhões, o que significa uma evolução de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Do total de pessoas com acesso, 41,6 milhões foram usuárias ativas em agosto de 2010, crescimento de 5,9% sobre o mês de julho e de 11% na comparação com agosto de 2009.

Considerando o uso da internet em todos ambientes (trabalho, residências, escolas, lan houses, bibliotecas e telecentros), o número de pessoas com acesso foi de 67,5 milhões, no quarto trimestre de 2009. Na navegação somente em ambiente domiciliar, o número de usuários ativos cresceu 12% no período de um ano e chegou a 32,3 milhões em agosto de 2010. A maior parte desse aumento ocorreu entre usuários de conexões de mais de 512 Kb.

A quantidade de usuários de conexões de mais 512 Kb cresceu 36% e a participação passou de 50% dos usuários ativos em agosto de 2009 para 61% em agosto de 2010. As empresas que oferecem serviços de conexão de banda larga têm apresentado elevada atividade publicitária na internet. Segundo o AdRelevance, serviço do IBOPE Nielsen Online que mensura a publicidade online, no mês de agosto foram anunciadas 18 campanhas de serviços de banda larga na internet brasileira por meio de 95 peças publicitárias de cinco diferentes anunciantes. A maior parte dessas campanhas concentrou-se entre os dias 9 e 22 de agosto. Nos sites de rede sociais, a maior parte dos comentários de pessoas que acabaram de adquirir um plano de banda larga refere-se a dúvidas de instalação e utilização do serviço. De acordo com o BuzzMetrics, ferramenta do IBOPE Nielsen Online de monitoramento de discussões em redes sociais, as palavras que mais acompanham expressões como “instalei banda larga” e “assinei um plano de velocidade” são termos como “dúvida”, “roteador”, “problema”, “preciso” e “ajuda”, principalmente em fóruns de informática. Categorias A categoria de sites com maior crescimento percentual do número de usuários únicos no trabalho e em residências, em agosto de 2010, foi Automotivo, com aumento de 14,1%, atingindo 9,3 milhões de pessoas. Foi seguida pelas categorias Educação e Carreiras (12,7%), Ocasiões Especiais (8,4%), Família e Estilos de Vida (7,8%), Governo e Entidades sem Fins Lucrativos (7,4%) e Notícias e Informações (7,1%). Dessas categorias, as que mais cresceram no mês em números absolutos foram Educação e Carreiras, ao passar de 21,3 milhões de us uários únicos em julho para 24,0 milhões em agosto, e Notícias e Informações, que passou de 28,8 milhões para 30,8 milhões. Publicidade na internet De acordo com o AdRelevance, o grupo de sites que publicou o maior número de campanhas na internet brasileira no mês foi a subcategoria Notícias, da categoria Notícias e Informações. Sites dessa subcategoria divulgaram 1.489 campanhas em agosto, promovidas por 609 anunciantes.

Fonte: IBOPE Nielsen Online





