O futuro do e-mail marketing é promissor. O site americano eMarketer estima que os investimentos das empresas em propaganda via email devam crescer de 338 milhões de dólares em 2006, para 616 milhões de dólares em 2011 — um crescimento de 82% em seis anos.

As pesquisas provam a eficácia do e-mail publicitário. Custos baixos, taxas de conversão elevadas, detalhamento de conversão e relatórios em tempo real são razões que fazem as empresas de diferentes segmentos e portes investirem dada vez mais no formato. Existem diferentes ações de e-mail marketing, mas de uma forma geral, o seu site pode enviar mensagens periódicas para assinantes cadastrados que autorizaram o envio ou então do e-mail marketing em massa com ovbjetivo de divulgar novos produtos ou promoções. Falando de uma forma bem direta e com sinceridade, entendo que tanto o email marketing autorizado quanto o spam são importantes. Principalmente se estivermos falando sobre pequenas empresas que têm a necessidade de vender seus produtos e verbas reduzidas para publicidade.

Muitas vezes o e-mail marketing perde sua eficiência devido a alguns erros cometidos, mas nem todos são obrigados a conhecer o assunto. Por exemlo: o tamanho das imagens, o assunto, o motivo para o clique, mailings ruins e não segmentados.

Veja algumas razões para adotar o e-mail marketing:

• Excelente custo/benefício
• Personalização da comunicação com o cliente.
• Aumenta a retenção de clientes.
• Liberdade ao cliente para cancelar o cadastro se não deseja mais receber as mensagens.
• Os resultados/respostas para campanhas de publicidade via e-mail ocorrem de forma imediata. No caso de comunicação via newsletters com os usuários do site o relacionamento é construído a longo prazo e proporciona resultados contínuos.
• Acompanhamento de resultados em rempo real, como por exemplo, número de emails que realmente foram abertos, número de cliques, quais os links mais acessados.

Apesar dos excessos do marketing on-line cometidos no passado, pesquisas provam a eficácia do e-mail publicitário: custos baixos, taxas de conversão elevadas, detalhamento de conversão e relatórios em tempo real são todas características notáveis.

Além disso, o e-mail marketing se torna a cada dia mais do que uma ferramenta para spammers e e-negócios. Os consumidores estão mais exigentes e já sabem identificar o spam, aceitando cada vez melhor o marketing de permissão baseado no e-mail. Prova disso é que 78% dos e-mails marketing enviados com permissão são abertos pelos consumidores.