O Google está incrementando seus links patrocinados das buscas com vídeo, imagens de produtos e outros recursos, no momento em que a empresa se esforça para refinar suas capacidades de fazer dinheiro em um ambiente publicitário cada vez mais duro.

Nesta quarta-feira (9), executivos do Google indicaram em “webcast” –transmissão multimídia via streaming pela internet– que desejam fazer seus links patrocinados mais relevantes aos usuários e mais efetivos aos anunciantes, por meio de uma variedade de inovações.

Paul Sakuma-16.abr.09/AP

Google incrementa links patrocinados com vídeos, para refinar capacidade de anúncios

“Nossos links patrocinados buscaram basicamente o mesmo pelos últimos sete ou oito anos”, disse Nick Fox, um diretor de gerência de produto do Google, referindo-se aos textos de anúncios que aparecem ao lado e ao longo dos resultados de busca.

Fox detalhou vários modos pelos quais a empresa está se esforçando para dar novo ânimo aos anúncios. Em agosto, ele disse, o Google introduziu um recurso que permite aos anunciantes destacar múltiplos links para diferentes produtos ou marcas dentro de um mesmo link patrocinado.

O diretor também citou o filme “Fama”, que deve chegar em breve, e o game “Tiger Woods PGA Tour 10″, da Eletronic Arts, como dois exemplos de anunciantes integrando vídeo diretamente dentro de seus links patrocinados. Ele disse que o Google pode cobrar dos anunciantes uma taxa quando o usuário toca um vídeo relacionado.

A parcela de anúncios com vídeos e imagens está prevista para crescer, disse Fox, embora tenha se recusado a precisar a quantidade.

O webcast foi o primeiro do Google em sua série de informes “educacionais” que a empresa fornecerá para investidores em 2009 e 2010.

O Google, que gerou US$ 21,8 bilhões de receita em 2008, é o buscador número um do mundo, com um mercado de 67,5% em julho, de acordo com a comScore.

 

Fonte: Folha Online