O e-mail marketing com prospectos ativos tem sido uma excelente forma de comunicação para geração de novos negócios, trazendo uma dinâmica essencial na conversão de assinantes em vendas pela internet. A cada dia que se passa essa técnica tem sido amplamente usada pelos comerciantes virtuais, devido ao fato de se conseguir boas conversões, direcionar tráfego qualificado para seu site e acima de tudo construir um bom relacionamento com seus clientes e possíveis clientes.
Diferentemente do SPAM (mensagens indesejadas), o e-mail marketing é uma forma eficaz de manter os clientes cativos, voltando sempre ao site e lembrando-se do que você tem a oferecer. Para que haja esta relação, é essencial que haja o consentimento do cliente (também chamado opt-in) que lhe permite enviar e-mails periódicos tornando-se assim um cliente fidelizado e usual de seus produtos e serviços.
Outra coisa que diferencia o e-mail marketing do SPAM é a capacidade de se permitir ao destinatário a opção de sair a qualquer momento da lista de envio por sua livre vontade através de links de remoção abaixo de cada mensagem.
Em um negócio tradicional, como por exemplo (uma loja de roupas ou eletro) a presença de vitrines com suas promoções, o uso de rádio, televisão, e mídias gráficas fazem a tarefa de anunciar para seus clientes o preço de seus produtos, a quantidade de desconto atribuido a cada um, além de deixar bem claro sua marca, e seu slogan a fim de que o cliente sempre se lembre daquela empresa.
Já no mundo virtual o e-mail marketing assume esta tarefa, pois não é comum se ver sites anunciados em televisão, muito menos em vitrines. Utilizando-se desse recurso os comerciantes virtuais tem em suas mãos uma forma de divulgação ampla e eficaz para se ganhar dinheiro na internet, sem ter que ficar gastando absurdos com campanhas de links patrocinados, e ao mesmo tempo dizendo ao seu cliente que sua loja está ali pronta para atendê-lo. Seus clientes e a autorização deles para receber seus emails, é algo valioso que se deve tratar com muito respeito e profissionalismo.
Infelizmente para o desespero dos que trabalham sério é cada dia mais comum empresas contratarem agências que utilizam listas de email de terceiros e o e-mail marketing tem sido frequentemente abusado por spammers, mas apesar de tais abusos as informações enviadas por email ainda são muito valiosas e valorizadas pelos assinantes.
Muitas vezes ao se cadastrar em um site o usuário termina por receber infinitos emails dos mais variados assuntos sem jamais ter requisitado. Isso não há como se evitar por ser impossível ter controle sobre seus dados após inserí-los em um formulário. Hoje em dia há formulários pra tudo que se precise na internet, é difícil se fazer um download de um arquivo sem ter que deixar seu nome, e-mail e até mesmo telefone celular.
Mas pra quem trabalha conforme as normas, o e-mail marketing funciona e vale a pena investir. Cada pessoa que entra em sua lista por livre e espontânea vontade através de um auto responder em seu site de e-commerce, fica evidentemente mais fácil efetuar uma venda como também criar uma relação com o seu consumidor permitindo-lhe tirar suas dúvidas e oferecer mais opções de produtos e serviços.
Após conseguir os contatos qual a melhor frequência para o envio?
A frequência do envio depende muito de cada site e a quantidade de itens que você tem a oferecer. Isso vai determinar o sucesso de sua campanha e principalmente as vendas que ela pode realizar mas acredito pessoalmente que o melhor intervalo para sua lista opt-in seria o de uma semana.
- emails enviados todos os dias sobre o mesmo assunto irritam o usuário e a chance de ele pedir para sair da lista é grande. Provavelmente ele fará isso no primeiro mês. Ninguém gosta de receber muitos emails, ainda mais sobre o mesmo assunto. Somente envie diariamente se for um email que o usuário precisa e quer ler todos os dias.
- emails enviados mensalmente, até fazem o trabalho, quase como o semanal, e em muitos casos é o que deve ser feito. Mas acontece que sua empresa pode cair no esquecimento do cliente e muitas vezes seu e-mail direcionado não vai nem ao menos ser aberto em consequência da demora entre esta mensagem e a mensagem anterior. Tudo depende do grau de importância do teu produto para o consumidor.
- emails enviados uma vez por semana é o ideal. Imagine que seu cliente esteja numa semana com muitas tarefas, entrevistas, um projeto importante. Provavelmente ele vai passar os olhos pelo email que você enviou mas não vai efetuar compra alguma de você, pois ele não tem tempo. Mas, na semana seguinte ele vai receber outro email de sua empresa, aí ele irá lembrar-se da oferta da semana passada e talvez agora venha a comprar.





